1449 – Em entrevista em frente ao Palácio da Alvorada, o presidente af

Em entrevista em frente ao Palácio da Alvorada, o presidente afirmou que a imprensa quer deturpa, mente e quer “bagunçar o tempo todo”:
“Vocês escreveram que eu tô dizendo que o aidético é, dá prejuízo pro Brasil. Pelo amor de Deus! Pô imprensa, pelo amor de Deus! Vocês querem bagunçar o tempo todo! Quando é que vão aprender a fazer um jornalismo sério? Não, tem pergunta não, que eu tô falando! […] O tempo todo desgastando, desgastando, desgastando, pancada, deturpando. E muitas vezes nem deturpam mais, mentem descaradamente. Nós queremos a verdade. Eu sei que não depende de vocês o final da matéria, passa por um editor. O cara vai lá e, ‘pô, tenho que ferrar esse presidente aí porque… cortou a verba de publicidade pra nossa televisão.
[…] Ah, ele tá acusando quem tem Aids, tá dando despesa à Nação! Vai colocar todos os aidéticos contra mim… quem tem problema de Aids contra mim. Não estou preocupado com reeleição, pode continuar escrevendo o que bem entender. Não vou brochar para atender vocês pensando em reeleição. Eu sou ‘imbrochável… tá ok? Mais alguma pergunta? Não, você já fez pergunta demais aí.
[…] Por isso formam muitos jornalistas que não sabem nem fazer pergunta. Ou escrevem no papel coisa que não tem nada a ver com a realidade.
[…] Nós temos tudo aqui. O que falta pra gente sair do buraco? Primeiro, dar uma melhoradinha na imprensa que vocês, pelo amor de Deus hein, pelo amor de Deus hein, melhora a qualidade de vocês, vocês são o quarto poder, melhora a qualidade, que a gente sai do buraco. Vamos ajudar! É só crítica, em vez de pegar e tentar ajudar com alguma coisa, é só crítica. Pega qualquer jornal aí, Folha, Estadão, duvido que tenha dez matérias dando porrada em mim. Favorável, acho que nenhuma. Então, o futuro… se o Brasil for pro saco, vocês também vão. Você vê, imprensa diminuindo o número de contratados. Vocês tão pagando nessa parte aí. Em parte é por falta de ter notícias verdadeiras ali. Quando muito o cara compra o jornal pra ver futebol, pra ver a tabela de classificação. Se bem que dá pra ver na internet agora. Não compra mais não galera, dá pra ver na internet agora. […] Não adianta querer me derrotar. ‘Ah, vamo ter que porrar o cara o tempo todo, se não ele se reelege em 22’. Eu não vou me reeleger, se vier a ser candidato, mentindo e ganhando. […] A imprensa não acreditava, os políticos, aquelas pessoas que sobreviviam aí das custas do estado, não acreditavam. Era pancada o tempo todo, racista, homofóbico, racista, xenófobo… Só não me acusaram de uma coisa, que não vou falar aqui, pra não ser processado. Que tá na moda né, quem não é, tá errado, que não vou falar o que é isso. […] Vocês me acusavam de não ter governabilidade, mas vocês não diziam o que é governabilidade. Os outros tinham. Os outros tinham governabilidade. Todos os ex-presidentes, quase, que estão vivo, tão presos. […] “Tá bom ou querem mais? Já tem matéria pra caramba hein. Vamos esperar a deturpação, não, vocês dois, acabou, vocês dois, acabou, não, acabou”.