links_ptbr

Prosa sem censura

O Prosa sem Censura é um antigo projeto do Observatório de Comunicação, Liberdade de Expressão e Censura da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo – OBCOM-USP, que estudou a censura e defendeu a liberdade de expressão como apoio ao desenvolvimento das artes e da cultura. Foi coordenado pela Profa. Dra. Maria Cristina Castilho Costa. O site teve como objetivo estabelecer um diálogo sobre as questões que envolvem diferentes formas de interdição à liberdade de expressão, bem como divulgar os resultados das pesquisas, contribuindo para uma sociedade democrática, diversificada e plural.

Campanhas eleitorais 2018 e Liberdade de Expressão

Acesse aqui o site do evento “Liberdade de Expressão e de Imprensa – uma análise comparativas dos processos eleitorais em Portugal e Brasil, 2018 e 2019”. Também é possível consultar a publicação decorrente do evento.

Site OBCOM – 2017-2021

Acesse aqui o registro do site anterior do OBCOM (até 2020), bem como a última pesquisa e publicações realizadas pela professora Maria Cristina Castilho Costa e equipe. Também é possível consultas as publicações anteriores do OBCOM e outros registros.

Arquivo Miroel Silveira digitalizado

Este site, disponível desde 2010, agrega o acervo digital da pesquisa do Projeto Temático Comunicação e Censura: análise teórica e documental de processos censórios a partir do Arquivo Miroel Silveira da biblioteca da ECA/USP, iniciado em 2009 com financiamento da FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo). Através do projeto foi possível conservar e estudar mais de seis mil processos de censura prévia ao teatro originados do Serviço de Censura do Departamento de Diversões Públicas do Estado de São Paulo (DDP-SP), que atuou durante 40 anos nas atividades culturais do Estado de São Paulo Os processos abrangem períodos ditatoriais no país – a era Vargas (1930 – 1945) e o início da Ditadura Militar (1964-1970) -, permitindo o estudo dos trâmites dos processos censórios e seus efeitos sobre a produção artística brasileira.

Jornalismo deve ir além do ‘dar um Google’

Leia o artigo de opinião publicado na Folha de S. Paulo, por Daniela Osvald Ramos e Filipe Vilicic.

Participação do OBCOM na Revista Rumores

O Observatório participou do dossiê “Liberdade de expressão: perspectivas críticas a partir de mediações e processos na cultura midiática”, publicado na Revista Rumores em dezembro 2022.