Por uma literacia algorítmica: uma leitura educomunicativa do documentário O dilema das redes

Artigo escrito por Issaaf Karhawi e Daniela Osvald Ramos para a Revista Interin do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Linguagens da Universidade Tuiuti do Paraná.

 

Resumo

Este trabalho tem o objetivo de mapear e discutir três chaves de leitura do documentário O dilema das redes (2020): a) uma leitura a partir das lógicas algorítmicas; b) a partir do conceito de edição (BACCEGA, 2013), do próprio conceito de Educomunicação (SOARES, 2014) e, finalmente, c) a partir das discussões sobre autonomia (FREIRE, 2011; HOOKS, 2017). A abordagem teórica se concentra nos estudos sobre algoritmos e nos conceitos do campo da Educomunicação, a partir dos quais abordamos nosso objeto como potencial instrumento de intervenção pedagógica a partir do campo da comunicação. Desta forma, este artigo se coloca como subsídio para uma discussão crítica na leitura de um mundo editado por algoritmos, contribuindo para o desenvolvimento de uma literacia algorítmica. Concluímos que uma proposta de discussão pedagógica sobre o documentário permite refletir sobre o lugar que o sujeito ocupa nas dinâmicas das plataformas.

Palavras-chave: Dilema das Redes; Algoritmo; Literacia Algorítmica; Educomunicação; Autonomia. 

 

Leia o artigo completo aqui.