Sobre o OBCOM
O Obcom é resultado de uma longa trajetória de pesquisas sobre censura e liberdade de expressão cujo início remete ao ano 2001. Herdeiro do Arquivo Miroel Silveira (veja na seção Links deste site), esse histórico está ligado ao resgate, em 1988, de mais de 6 mil documentos censórios do Departamento de Diversões Públicas do Estado de São Paulo. (veja aqui).
Desde 2021 o Obcom abriu outras perspectivas, como as questões de liberdade de imprensa no Brasil, com a ferramenta de pesquisa automatizada por dados, bem como sua visualização, a partir da série histórica de relatórios da Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ), disponível na home e na seção “Busca”. Também participa do projeto internacional financiado pelo Research Council of Norway em conjunto com a Oslo Metropolitan University, Universidade de Witwatersrand e Dart Center for Journalism and Trauma na Columbia Journalism School, “Questões de Segurança: Pesquisa e educação sobre a Segurança de Jornalistas em cooperação entre Noruega-Brasil-África do Sul e EUA”.
Além disso, continua a pesquisar e produzir textos acadêmicos sobre liberdade de expressão e a área das Artes, censura e também os novos tipos de censura na contemporaneidade.
Membros do Conselho Deliberativo
Daniela Osvald Ramos (ECA/USP)
Claudia Lago (ECA/USP)
Elizabeth Saad (ECA/USP)
Maria Cristina Castilho Costa (ECA/USP)
Coordenação
Daniela Osvald Ramos (ECA/USP)
Carla Risso (FACOM/UFBA)
Claudia Lago (ECA/USP)
Mestrandos
Filipe Vilicic
Vitoria Paschoal Brandin
Lorrana Rodrigues
Gabriela Rodrigues Almeida
Natália Xavier Coelho
Miguel Vilela
Doutores
Rodrigo Santana
José Ismar Petrola
Conselho Científico
Carla Risso (FACOM/UFBA)
José Ismar Petrola
Maria Cristina Castilho Costa (ECA/USP)
Programação do site e da ferramenta FENAJ
Otávio Santos
Conteúdo Website
Gabriela da Silva Malara
Contato